Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pelas ruas de Karachi

Hoje fomos para a cidade. Karachi é enorme, super movimentada, muito viva e verde. O transito é muito louco, quase igual na India, mas todo mundo se entende. A diferenca maior que é aqui as vacas nao se misturam aas pessoas e aos carros no asfalto. rsrs
Fiquei impressionada com tantos prédios (super altos) residenciais sendo construídos no centro da cidade. A arquitetura se parece muito com a do Brasil. Casas amplas, de alvenaria, nada de coisas "fakes" como na Inglaterra. O acabamento e os pisos sao reais como no Brasil.
Impressiona também ver o tanto de carro, na hora do rush, se movimentando perfeitamente pelas avenidas super movimentadas da capital. Tudo porque foram construídos viadutos enormes, alguns com um quilometro de extensao, nas áreas mais críticas para desafogar o tráfico. O resultado nao poderia ser melhor: o transito flui. Fico pensando porque nao dá pra fazer isso em Sao Paulo, ou mesmo em Cuiabá, que todo mundo me diz, está ficando intrafegável.
Fomos aa praia também. O mar é super, hiper agitado. Tem placas avisando sobre o perigo, mas pelo menos uma pessoa morre por semana, porque nao deu atencao aos sinais de alerta. Mesmo assim, a orla toda é super movimentada. Voce pode escolher entre andar a cavalo, de camelo ou de quadbike na praia. As pessoas vao para molhar os pés na água salgada e sentir a maresia. Isso nao me atrai, mas andar a cavalo é minha atividade para a próxima visita.
Em todos as lojas, clínicas, hospitais, enfim,em qualquer lugar público tem seguranca armado com metralhadora. Em toda a cidade dá pra ver a presenca do Exército, mesmo assim eles nao conseguem evitar os ataques suicidas terroristas. Hoje andamos bastante pela cidade, mas nao vi nada destruído por esses tristes acontecimentos.
Nós moramos numa área enorme, uma cidade onde tem de tudo, de hospitais a escolas, de mini-mercados a grandes centros comerciais. Tudo fica numa área restrita das Forcas Armadas. Qualquer pessoa pode morar aqui, como proprietário ou como arrendatário, mas todos passam por inspecao severa na entrada do condomínio. Hoje, por exemplo, quando voltávamos de Karachi, os guardas revistaram o porta-malas do carro e olhou no rosto de um por um dos ocupantes. Daí fiz a pergunta que nao queria calar: e se tivéssemos explosivos? Como eles saberiam só de olhar o porta-malas? Claro que a resposta foi simples. Os equipamentos que detectam explosivos estao embaixo de uma espécie de quebra-molas, dois na verdade, que o carro passa pra entrar pelo segundo portao e só entao entrar na área.
Aparelhos assim sao usados em outros lugares, como no MacDonalds, por exemplo. Eles tem uma espécie de antena que detecta a presenca de explosivos. Mesmo assim, os loucos conseguem explodir a si mesmos e matar um monte de inocentes. Sei lá se sao eficazes mesmo esses equipamentos!!!!
Karachi - é a maior cidade, principal porto e o principal centro financeiro do Paquistao. É a capital da Província de Sindh e tem uma populacao estimada em 20 milhoes de pessoas, 25 milhoes incluindo a regiao metropolitana. É a cidade mais populosa do país e a décima maior cidade em termos de aglomeracao urbana do mundo. A cidade também detém o título de abrigar a maior populacao formada em ensino superior no Sul da Ásia.
Karachi foi capital do Paquistao até a construcao de Islamabad, na década de 1960. Depois da Independencia do Paquistao a populacao da cidade aumentou drasticamente com a vinda de centenas de milhares de imigrantes, cuja língua-mae é o Urdu, da India e de outras partes do Sul da Asia.
A cidade fica no sul do Paquistao e é banhada pelo Mar Árabico, que é parte do Oceano Índico. É conhecida como a Cidade das Luzes e A Noiva das Cidades, por ser uma cidade que nao pára nunca. Também é conhecida por Cidade do Quaid, porque aqui nasceu e faleceu Quaid-e-Azam, o fundador do Paquistao, depois da separacao com a India, sobre o domínio ingles, em 14 de agosto de 1947.

PS: Nao tirei uma foto que prestasse, entao nao tem foto pra ilustrar meu texto. Fica para a próxima.

4 comentários:

AUDENI OU Dona Mocinha disse...

Oi Márcia, que delícia que é viajar!!!
Conhecer outros povos, outras culturas, ah se o meu dinheiro desse, conheceria todo o mundo!!!

Tire muitas fotos e coloque no blog.

Quanto a namoradeira, é linda mesmo!!!
Tem menor ainda, qd. vier ao Brasil vc. vai me fazer uma visita por favor!!!

Ah, 4 secretárias do lar??!!!, sonho meu, sonho meu ... rsrsrs
Aproveite sua viagem, quero saber tudo, quero ver fotos, quero saber da moda, dos costumes, da decoração,

Nossa Márcia, fiquei eufórica com sua viagem, quero saber tudo, tudo, vc. fala que foi ao litoral, tirou fotos???

Como vê, QUERO SABER TUDO, MANDE FOTOS DE DECORAÇÃO E ARTESANATO E POSTO NO BLOG mencionando o seu.


Beijos



Audeni

sanchese disse...

quadbike você conhece bem, né? <;)> hehehehehe . To adorando seu "diário de bordo" continue nos mantendo informadas!

Kátia Passos disse...

QUE BOM QUE SUA VIAGEM ESTA CORRENDO BEM, FICO FELIZ EM LER SEUS POST E MAIS CONTENTE AINDA DE PODER VIAJAR CONTIGO, POR MEIOS DE SUA PUBLICAÇÕES. BEIJOS

Marcia disse...

Obrigada, meninas!!! Vou tentar vencer a preguica e escrever amanha. Audeni, mandei um e-mail pra voce. Eu nao sei se se eu respondendo por aqui, voces recebem o comentario. Me avisem. Preciso saber como se responde comentarios em blogs, por favor! rsrs
Beijo, proceis tudo aí!