Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Paquistao: Cama e mesa

Há muito tempo nao deitava e olhava as estrelas. Acho que desde os meus 17 anos, quando eu e Estevania, minha melhor amiga da época, ficava até a madrugada conversando e filosofando. A gente nem falava dos gatinhos, imagina! A gente falava sobre vida e morte, paz e guerra, amor e ódio, vida e destino e Raul Seixas rsrs. Bons tempos aqueles quando olhávamos o céu de Cuiabá.
Depois nao lembro de nenhum outro momento. Morando em Londres entao, nem pensar. Impossível ver uma estrela sequer. Nem a Estrela Dalva, a mais brilhante dos céus!!! Mas desde que cheguei a Karachi, tenho observado as estrelas. Aqui, elas sao muitas. O céu é limpo, o clima a noite é agradável e sempre tem brisa. Mas o melhor de tudo: nessa casa tem terraco! Meu sonho de consumo sempre foi uma varanda enorme com balanco e um terraco com almofadas e uma cama de corda. Pois, voila! Sei que a casa nao é minha mas to aproveitando viu! rsrs
No Paquistao e acho que na India também, existem camas de madeira, bem largas, que ao invés de ter colchao, tem uma espécie de rede de fibra natural, trancada. Tipo uma tarimba. Já tinha visto em revistas de decoracao e sempre achei chique. Mas aqui as tais camas de corda sao tradicionais, além de super confortáveis e frescas, porque nem precisa por lencol se nao quiser. Nos quartos da casa tem cama normal, enoooormes, mas no terraco tem duas dessas, que sao chamadas de chaarpai, que significa "quatro pilares".
Essa já está velhinha coitada. Judiada porque fica no tempo, sol e chuva. Mas dá pra ter uma idéia né!

Moora - Nas cozinhas paquistanesas sempre tem esses banquinhos e acho que nas casas menos abastadas eles devem ser ainda mais presentes. A cozinheira senta neles pra descascar e cortar legumes. Na sala ele serve como
 apoio de pés. É chamado de "moora" (mura) e é feito daquelas plantas que crescem na beira do rio e tem pendao. Nao sei o nome em Portugues, mas sei que tem no Brasil.


Varre, vassourinha - Uma outra coisa interessante usada na casa é a vassoura. Eu lembro quando era pequena, no Paraná, que todo mundo usava vassoura de guachumba (nao sei se a grafia está correta) para varrer o quintal. Aqui eles usam uma fibra natural, mas ninguém soube me dizer em Ingles, entao eu nao sei como se chama em Portugues. Lógico que tem as vassouras que a gente conhece, mas essas sao populares e encontradas em qualquer mercado. Aqui na casa, eles preferem essas.



 Entao! Eu escrevi o texto todo e quando fui subir o vídeo, tudo travou. Vou deixar o texto aqui e prometo colocar o vídeo quando o Blogger permitir. Estamos tendo problemas desde a semana passada. Eu nao consigo entrar em vários blogs que visito sempre porque meu anti-virus nao deixa. Paciencia!!!

MESA - E na mesa sempre tem "Paratha". Um pao fininho feito com farinha de trigo integral (colhido nas fazendas da família, chique né?rsrs), água e sal. Aqui só se come com paratha. Em 12 dias, comi arroz duas vezes. rsrs É saudável por ser integral mas eles colocam muito óleo, mesmo sendo de Canola. O meu é sempre sem óleo. Aliás, minha comida é separada. Elas cozinham sem cebola grande (eu nao me importo com o sabor, mas se eu morder um pedacinho affff), sem coentro e sem pimenta pra mim. De resto como de tudo. :) Nem me acho chata!!!!
Fiz um vídeo de como é feita a paratha, mas nao de como a massa é feita. Na verdade é só misturar a água ao poucos na farinha até fazer uma massa mole mas que de para esticar. O vídeo explica melhor o processo. Sai até música!!!
No final do vídeo voces verao uma espécie de cesta onde ela coloca o pao. Aa mesa, cada um recebe seu pao numa cestinha dessas e come, geralmente carne em molho (chamado curry) ou vegetais, com a mao. Eu uso talheres porque nao consigo comer assim. Se bem que com esse pao, até que dá pra dar um jeitinho.






Nenhum comentário: