Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Orgulho de ser

Minha mae é gaúcha e tem um orgulho enoorme de ser! Quase todos os dias ela posta alguma coisa (vídeo, música, foto...) no orkut, que diga aos outros que ela é gaúcha. Ontem, o video foi de um cantor super famoso do Rio Grande do Sul e que nasceu na mesma cidade que ela, Passo Fundo. Vide vídeo.
Eu comentei que ela tinha orgulho em ser o que era e ela respondeu que esse orgulho vai com ela para o caixao!
E eu fiquei me perguntando se EU tenho orgulho em ser o que sou!
Eu sou uma mistura boa! Filha de gaúchos, descendente de italianos  e espanhóis (o pai da minha mae), nascida no Paraná e criada no Mato Grosso. Tenho a influencia de todas essas culturas e moro no exterior, coisa que abre a mente para coisas nunca dantes imaginadas! E para terminar, casei com um paquistanes muculmano!!!
Tenho orgulho de ser brasileira quando falam bem do Brasil ou quando vejo meu país se destacando em alguma coisa boa! Tenho orgulho e defendo o Brasil, quando falam mal e principalmente, quando brasileiros falam mal!
Tenho orgulho em ser sulista quando estou no meio de sulistas e vejo-os enaltecendo as tradicoes e a cultura do Sul do Brasil. Acho muito bonito esse patriotismo sulista, salvo quando comecam com a estória de separacao. Eles acham que conseguem viver sem o resto do Brasil!!!! rsrs
Tenho muito orgulho em ser cuiabana de coracao, pau-rodado, quando lembro dos amigos, da gente hospitaleira, do modo despreendido de ser (no sul voce nao vai aa missa de havaianas!!!). Em Cuiabá voce se sente aa vontade!!!
Tenho orgulho da minha descendencia italiana porque gosto da cultura, gosto do modo de vida da minha família no Sul. Na casa da nonna, por exemplo, até hoje tudo é feito aa maneira antiga e italiana de ser. Nem  Portugues se fala dentro de casa. (Aqui abro um parenteses para dizer que os italianos da Itália nao vivem mais da mesma maneira que no Brasil, que especialmente na zona rural, fazem exatamente as mesmas coisas desde a imigracao.) E os italianos modernos admiram muito isso!
E por fim, tenho orgulho em ter um marido paquistanes que acrescenta a cada dia um pouco mais da sua cultura aa minha.
Sou, definitivamente, cidada do mundo! É, assim como a minha mae, eu sou orgulhosa de ser quem sou!!!

Nenhum comentário: