Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Amy Winehouse

A morte trágica, mas nao surpreendente, de Amy Winehouse me fez pensar em quao pequenos somos, em quao o corpo material nao é nada e em quao simples é para um pessoa estar viva e morrer no segundo seguinte. Isso é amedrontador, mesmo porque a gente nunca sabe como vai ser "a única certeza dessa vida".
Amy partiu prematuramente, mas viveu o presente intensamente, da maneira que quis, sem se importar com o futuro. Deixou um legado de boa música e a licao, nao aprendida por muitos, de que o livre arbítrio é precioso e deve ser respeitado.
Eu lamentei a morte da Amy! Tinha acabado de trocar de canal para o Sky News, primeiro a dar a notícia, quando vi o primeiro boletim sobre a possível morte da cantora. Ainda nao estava confirmado, mas os para-médicos tinham sido chamados para atender uma mulher, na casa de Amy Winehouse. As especulacoes nao duraram muito e logo todos os canais já noticiavam a morte da cantora. Mas a polícia só fez isso uma hora depois. Mesmo assim, acredito, que como eu, todos os que viram os boletins sobre o caso, já sabiam que era ela. Uma pessoa tao talentosa, tao jovem!
Mas do jeito que vivia uma vida cheia de atribulacoes, altos e baixos, da maneira como consumia drogas, até a mae dela dizia que a morte era uma questao de tempo. Ela nao queria ajuda. Muita gente tentou, ou pelo menos disse que tentou, ajudar. Mas faltou um amigo pra dizer a ela um nao bem grandao pelo menos antes dos shows, das entrevistas e das aparicoes públicas. "Nao, voce nao pode usar drogas agora, voce nao pode beber alcool antes de cantar." Faltou um amigo pra tentar mais uma vez. Mas parece que todo mundo desistiu dela, inclusive ela própria.
Eu lamentei mas sei que ela fez o que queria. Viveu intensamente, atormentadamente e por isso compos tantas músicas lindas. Viveu o hoje sem se preocupar com o futuro. Viveu enquanto quis!
Ela se foi da mesma maneira que foram a Elis, a Cassia (?), a Janis, o Jimmy, o Jim, o Kurt e outros mais.  Parece que essas pessoas nao cabiam em si com tanta dor, tanto tormento que precisaram de um escape pra suportar. E o escape mais acessível, infelizmente, é a droga.
Aqui na Inglaterra a notícia foi recebida com comocao. Mas parece que todo mundo já esperava mesmo isso acontecer. Pra se ter uma idéia, casas de apostas tem bookings abertos há pelo menos dois anos, apostando em quando seria a morte da cantora. Parece pesado, mas aqui eles apostam sobre tudo, até se vai chover amanha. Entao...

Nenhum comentário: