Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Vinho frances em extincao?



Uma má notícia para os apreciadores de vinho frances essa semana. As temperaturas elevadas e a estiagem foram as responsáveis pelo rápido amadurecimento das uvas Cabernet Sauvignon. Como resultado, as uvas deste ano apresentam sabor fraco e nao farao uma boa safra do vinho tinto mais famoso da Franca.
Produtores da regiao de Bordeaux temem que até 2050, o clima nao será mais propício para vinicultura. Por isso mesmo e antecipando-se aas mudancas climáticas, vários produtores já estao trocando a variedade das uvas por uma mais resistente aas temperaturas elevadas.
"O cenário mais pessimista diz que o clima nao será apropriado para os vinhos Cabernet e Merlot até a metade deste século", diz o expert em vinhos do Instituto Nacional da Agricultura de Paris.

Uma uva - A uva Cabernet Sauvignon, originária de Bordeaux, na França, é considerada a rainha das variedades tintas. A esta casta, se deve um vinho tinto escuro, encorpado, com aroma persistente e agradável. Após um tempo de guarda, o vinho apresenta uma coloração bordô-rubi muito brilhante. Na boca, o paladar é marcante, intenso. O aroma, bastante característico, é percebido ao longo de seu processo de amadurecimento.
Essa casta, de gosto particular e elevada resistência, foi introduzida no Brasil em 1921, mas somente depois de 1980 houve incremento de seu plantio na Serra Gaúcha e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Atualmente, é uma das cultivares de Vitis vinifera com maior demanda para a implantação de novos vinhedos. A Cabernet Sauvignon destina-se à elaboração de vinho tinto de guarda, o qual requer amadurecimento e envelhecimento, ou para ser consumido jovem.

Nenhum comentário: