Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Londres: oportunismo sim, protesto nao

Uma semana depois do vandalismo generalizado em Londres, as leituras do que aconteceu estao totalmente pendendo pro outro lado. Os analistas de plantao estao dizendo que a disparidade social ocasionou tanta violencia. Atear fogo em casas e comércio e saquear lojas foram atos de falta de moral e bons costumes e nao de falta de oportunidades. Moro aqui há sete anos e vejo isso.
Os negros foram os mais envolvidos e em maior número. Essa separacao racial existe sim, aqui no dito "primeiro mundo". Eles se separam, se segregam. E a mentalidade é a de que vieram pra se vingar do que os tiranos homens brancos fizeram com seus países na África, principalmente. Claro que a escravidao, como o Holocausto, sao aberracoes sociais, mas até quando essa vinganca vai acontecer e o que ela traz? Mais segregacao. Mais separacao racial. A atitude dos negros que moram aqui é de petulancia. Eu sou branca e me sinto acuada (essa é a palavra) quando entro num onibus onde a maioria é negra.
Vivo na zona leste, em Stratford. Aqui moram muitíssimos asiáticos, europeus do leste (principalmente poloneses), mas muitos negros também (africanos e jamaicanos). Por isso vivo isso no dia-a-dia. Escrevendo isso, talvez pareca racismo, mas nao é. Tenho colegas negros de vários países e alguns bons amigos. Quem me conhece sabe que namorei por 12 anos um rapaz negro. Se bem que no Brasil a situacao é bem diferente. Somos todos brasileiros. Enfim, eu moro aqui e vejo isso, converso com pessoas que me contam sobre suas impressoes e experiencias, as mesmas.
Entao, essa histórias dos analistas de plantao, de querer colocar panos quentes sobre o vandalismo generalizado do que aconteceu em Londres, dizendo que sao protestos nao tem sentido pra mim. Foi vandalismo, foi falta de moral, foi oportunismo. A única coisa que nao foi, foi protesto por uma vida melhor!
A área leste, onde vivo, está sendo revitalizada. Milhoes estao sendo investidos para as olimpíadas do ano que vem. Meu bairro é periferia, fica a 25 minutos (de metro) do centro da cidade e nem por isso é pobre. Os pobres daqui sao as pessoas classificadas como classe média-baixa no Brasil. Todos tem acesso aa Educacao, Saúde e Lazer. Existes milhares de projetos sociais para todas as faixas etárias. Eles tem tudo, o que falta é vontade de se desenvolver como ser humano social. E nisso o governo peca. Desde Tony Blair, há dez anos, as coisas comecaram a fugir do controle. Casa de graca e mesada mensal dada pelo governo. Pra que estudar, tentar ser alguém na vida se eles tem dinheiro pra gastar (inclusive para férias em outros países) e nem tem que pagar aluguel. Nao precisa. Essa geracao só quer saber de mamata mesmo e quem paga sao os trabalhadores com taxas e impostos absurdos descontados de seus salários. Meu salário!!!!
Eu nao sou a favor de Ditaduras, claro! Mas muita liberdade também nao é bom. Temos um exemplo claro disso no Brasil. Depois da implantacao do ECA (Estatuto da Crianca e do Adolescente) a violencia só aumentou. Aqui acontece o mesmo. Um jovem de 14 anos sabe muito bem que roubar, traficar, matar é errado. Uma crianca de dez anos sabe disso! Se fazem devem responder por seus atos. Isto é previsto em lei  no Reino Unido. Adolescentes de 14 anos vao para a prisao, mas até chegar lá, até serem acusados e presos fazem muita bagunca. As leis se chocam ao proteger e ao tentar punir tais cidadaos.
Entao dizer que o vandalismo generalizado e a violencia gratuita foram formas de protesto é tao absurdo quanto concordar com tudo isso!!!

Nenhum comentário: