Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bolo de cenoura com nozes


Acordei as 6h20 hoje. Só porque nao estou trabalhando. Se estivesse queria dormir até as nove!!! Enfim, levantei e fui pra cozinha fazer meu café. Daí bateu aquela fome. Olhei pro pao (de forma), ele olhou pra mim e nao nos gostamos. Resolvi entao fazer esse bolo que fica muuuuito bom e pronto em 40 minutos. Experimenta!!!

4 ovos
1 1/4 óleo vegetal (girassol ou soja)
2 xícaras de acúcar (eu uso mascavo mas pode ser branco)
2 colheres de chá de extrato de baunilha (mas pode ser de essencia)
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de farinha de trigo (eu uso uma de farinha normal e outra de farinha com fermento)
1/2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de canela em pó
3 xícaras de cenoura ralada (grossa)
1 xícara de nozes picadas (embora esse seja o ingrediente original, esse bolo fica bom com outras castanhas também. Eu já fiz com amendoas. Deve ficar otimo com castanha do Pará)

Ligue o forno a 180 graus.
Bata junto nessa ordem: os ovos inteiros, óleo, acúcar e a baunilha. Depois de batar bem (eu nao uso batedeira pra esse bolo), adicione a farinha, o bicarbonato, o fermento em pó, o sal e a canela. Misture bem. Adicione a cenoura ralada e misture gentilmente (fold) as nozes.
Eu asso na forma forrada com papel vegetal. Nao precisa untar. 
Forma grande. Dá uns vinte pedacos. Nao faca meia receita. Nunca fica bom.

Nesse bolo eu usei uma xícara de farinha de trigo integral (nao tinha farinha branca normal em casa) e uma de farinha com fermento. As vezes a farinha integral faz a massa ficar dura, por causa das fibras, entao coloque um pouco menos do trigo integral e mais da outra farinha.
A massa fica mais encorpada que a dos outros bolos. Nao tem problema pq com os dois tipos de fermento, vai crescer e ficar fofinho do mesmo jeito.
Eu nao tenho um forno que preste. O meu é muito pequeno, entao eu asso metade no forninho elétrico e a metade na máquina de pao. Na verdade essa é a funcao da minha máquina de pao: assar bolos. Nao consigo fazer um pao que preste na bendita máquina!!!

Eu nao coloco cobertura. Gostamos do bolo assim mesmo, pelado. Mas esse bolo nao fica bom com cobertura de chocolate, como o nosso tradicional bolo de cenoura brasileiro. Esse fica bom com essa cobertura aqui ó: 

  • 100g de cream cheese, temperatura ambiente
  • 25g de manteiga sem sal 
  • 250g acucar de confeiteiro (aquele bem fininho)
  • 1 colher de cha de extrato de baunilha (aqui também pode ser de essencia de baunilha
  • raspas de um limao
  • Bata o cream chesse e a manteiga e aos poucos acrescente o acucar. Bata por alguns minutos e junte a baunilha e as raspas de limao.
  • Cubra o bolo e leve aa geladeira. Mantenha refrigerado por causa do queijo cremoso e da manteiga. 

Bom apetite!!!!

Nenhum comentário: