Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

Raul Seixas: eterno!

Se estivesse vivo, o maior nome, a maior lenda do rock brasileiro, teria completado no dia 28 de junho, 65 anos. Soteropolitano, filho da classe media de Salvador, Raul Santos Seixas nasceu pra deixar sua marca no mundo.



Em sua breve passagem por esse planeta - Raul partiu aos 44 anos, em 1989 - o Mestre criou, inovou, foi e continua sendo influencia para seus fas, cantores e compositores brasileiros.


Raul foi um artista completo, talvez o mais extraordinario que o Brasil ja teve que soube fazer baiao, samba, brega, frevo, marcha de carnaval, ie ie ie, posteriormente, jovem guarda, bolero, rock e até mesmo tango com muita inteligencia, irreverencia e consequentemente letras brilhantes e em sua maioria, muito atuais.


Nunca se deixou levar por modismos, sempre foi autentico e generoso. Deu crédito e fama aa gente que hoje vira as costas para tudo o que foi e o que representa Raul Seixas, mesmo que aa contribuicao as letras tenha sido de apenas uma estrofe.


Foi o precursor da aranha – depois do Rock da Aranhas a censura imposta pela Ditadura Militar incluiu a palavra aranha no livro de palavras proibidas para musicas - e do primeiro video clip musical colorido do Brasil, Gita, em 1974, produzido para o programa Fantastico.


Aos doze anos de idade Raul descobriu o Rock and Roll e se apaixonou pelo ritmo. Decidiu que seria cantor. Aos doze anos de idade EU descobri Raul e me apaixonei por tudo o que ele fazia. Quando ele se foi em agosto de 1989, eu tinha 14 anos e quando ouvi a noticia pelo radio nao acreditava como aquilo era possivel. Ele acabara de lancar um novo disco com Marcelo Nova. Tudo estava indo tao bem. Ele estava de volta!!!


Chorei durante tres dias. Por tres dias nao fui aa escola e nao queria ver ninguem. Era uma dor tao intensa, de uma perda tao grande, que até hoje, lembrando, dói.


Escuto Raul quase que diariamente. E nao enjoo! Nao canso porque as letras fazem sentido pra mim. Por que sei quando e porque foram compostas. Isso faz a diferenca ao falar sobre Raul e "tentar" definir sua obra.


E inegavel a participacao e a importancia de Raul numa das paginas mais dark e sangrentas da historia do Brasil. Ele, em plena ditadura, cantou a plenos pulmoes que nao queria servir o exercito, que se recusava a bater continencia e a ser um cao de guarda.

Conhecedor das Ciencias Ocultas e do Esoterismo (em sua abrangencia), Raul cantou o Inicio, o Fim e o Meio.  Estudou Aleister Crowley e entendeu o que leu. Faca o que tu queres ha de ser tudo da lei.



Mas apesar de seu lado esoterico e "magical", como ficou conhecido o Maluco Beleza, Raul era um romantico. O Amor é mágico! O Amor sob vontade!

Raul nao tem sinomino. É único! Os homens passam, as musicas ficam!!!

Nenhum comentário: