Páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Artesanato de Sindh

A minha amiga virtual, Audeni, do blog Dona Mocinha do Brasil (http://donamocinhadobrasil.blogspot.com/), me escreveu perguntando sobre o artesanato paquistanes. Entao fiz esse post pra voce, Audeni, e pra todo mundo que gosta de artesanato. Eu tenho poucas fotos, mas pesquisei e encontrei algumas.
O Paquistao é dividido em quatro províncias e cada uma tem sua história e cultura próprias, porque nem sempre foram um país só. Sindh, a Província que visitei, já foi um país independente entao os costumes sao diferentes, as línguas faladas lá sao diferentes, enfim, é como no Brasil. Existem vários Brasis dentro do Brasil.
A ceramica é muito presente no artesanato local. Eles usam potes para armazenar e manter a água fresca, como no nordeste brasileiro. Fazem bichos e bonecos de ceramica.
Os homens usam uma espécie de boina, que é toda bordada a mao e tem desenhos particulares. Nunca os muculmanos usam desenhos de pessoas ou animais. Todos os designs usados para decorar qualquer lugar ou objeto é geométrico. 
As mulheres aprendem desde muito cedo a fazer o Ralhi. Eu desconfio que foi desse artesanato que surgiu o quilt e o patchwork. Algumas pecas demoram meses para serem confeccionadas porque tudo, absolutamente tudo, é feito aa mao. Algumas cobertas sao muito pesadas, boas para o inverno. 

Os paquistaneses comem muito pao, nao o nosso pao, mas um pao feito sempre na hora, apenas com farinha de trigo integral e água, bem fino, meio que frito numa espécie de frigideira sem bordas (eles usam óleo de girassol ou canola). Parece um pao sírio, mas é molinho. Muito bom! 
Entao para conservar os paes, feitos um a um, quentinhos eles usam esse pote feito com as folhas das palmeiras de tamaras. Trabalho manual bonito e muito duradouro. 
Os tecidos também sao um assunto aa parte. Sao tantas cores, estilos, brilhos, estampas, texturas que a pessoa fica perdida. Sabe a história de nao testar mais de tres perfumes ao mesmo tempo? Igual. 
Tudo é muito colorido. Difícil é encontrar tecidos sóbrios e de uma cor só. 
Esses sao bordados aa mao. Eu, pra variar, nao tenho fotos. Acho que vi tanto tecido diferente que me acostumei e nao achei o assunto interessante. Só quando minha mae me pediu alguns que me liguei! 

2 comentários:

Regiane Artesanatos disse...

Oi Marcia!!! Amei o post! Delicia conhecer um tiquinho do Paquistão!
Obrigada
Bjos e bom fim de semana

Marcia disse...

Valeu, Regiane! Obrigada a voce pela visita! Beijo, beijo.