Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Jaca em conserva

A comunidade asiática aqui em Londres é muito grande. No leste de Londres, onde eu moro, tem uma rua longuíssima que eu adoro: Green Street. Quando voce entra nessa rua, automaticamente voce se transporta para as ruas da India e do Paquistao, com direito a vitrines coloridas pelas kurtas e pelos saris e reluzentes pelo ouro, muito ouro 22 quilates, tradicionais por aquelas bandas. É lindo!!!
Sempre que vou lá, comprar alguma coisa ou simplesmente comer num dos tradicionais restaurantes, vejo aquelas jacas enormes mas penso que é muito grande só pra mim! Majeed nao gosta de jaca, claro!
Por isso adorei quando encontrei no mercado do turco, do lado da minha casa, jaca em conserva. Super prático, super doce, e é a jaca durinha, minha preferida. Até jaca tem em conserva!!! Super ultra legal!!!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Minha dolorida via crucis na abstinencia da cafeína

"Estava travando uma luta com os galhos sem saber que era no tronco que estava o coringa do baralho!"

Desde quando fui trabalhar no Banco do Brasil, nos idos de 1900 e bolinha; quando eu ainda era uma mocinha magra e saltitante, comecei a tomar mais café do que o recomendado para manter uma pessoa saudável.
O tempo passou, continuo mocinha, (mas agora também sou fofa!), e o café que antes era coado, porém forte, passou a ser "espresso", mais concentrado! Aqueles de máquinas de café espresso (com S mesmo) italianas. Café pouco nem pensar! Já no BB tomava um litro por manha. Entao comecei a trabalhar como jornalista aas tardes, mantendo meu emprego da manha. E dá-lhe mais café! E depois arrumei outro emprego e na mesma proporcao que acumulava empregos e responsabilidades, o consumo de café aumentava.
Só agora percebo que era um círculo vicioso: eu tomava café de dia e nao dormia de noite! E reclamava de insonia, mas nao largava do copo da "mardita" bebida amarga! Sentia cansaco contínuo, porque claro, nao dormia bem. Esse círculo girou por longos "quase" 20 anos. Entao resolvi parar!
Claro que nao foi assim, "ahhh vou parar de tomar café!" Foi por livre e espontanea pressao, como dizem os filósofos de plantao. Comecei um tratamento natural (Chiropatia) pra dar um jeito na minha coluna vertebral que é uma bagunca desde a minha adolescencia. Pois bem. Acontece que uma das razoes, de acordo com a chiropata que me atende, da minha coluna estar do jeito que está é o acúmulo de anos de má postura, estresse, cansaco e outros bichos. Claro!! Descobri a roda! A cafeína age no sistema nervoso consequentemente faz voce ficar acordado e/ou ter insonia ou um sono inconstante. Eu acordo, no mínimo, cinco vezes por noite. É horrível. Acordo mais cansada do que quando vou dormir. Mas isso tudo está com os dias contados!
Vi na TV dia desses, um médico explicando porque uma pessoa se sente tao bem ao ingerir café. A sensacao de "esperteza" e bem estar é simplesmente o resultado da saciedade da abstinencia. Funciona basicamente da mesma maneira com todas as drogas.
A princípio a recomendacao de que eu cortasse a cafeína nao pareceu tao má. Mas na prática É O INFERNO!!! Dos seis cafés diários que estava tomando, porque por conta própria comecei a diminuir há algum tempo, estou tomando um. Unzinho e nada mais. Estou dizendo nao aa coca-cola, pepsi e qualquer outra bebida que contenha cafeína. Claro que para uma viciada inveterada só um café pela manha nao é o suficiente!
Estou sofrendo! Sofrendo muito! Tenho dores de cabeca, irritacao, me falta alguma coisa, nada está bom. Ainda bem que tenho um marido maravilha, que entende os percalcos da minha vida de vício. Ele mesmo é viciado em chá.
Imagina que hoje aqui em Londres, brilhou um sol que há muito, muito tempo nao se via. Estava calor! Calor, meu povo! E eu nao achei graca nenhuma. Logo eu que sonho com um solzinho lá fora! Mas vai passar. Em algumas semanas estarei readaptada a uma vida de um café só.
Agora entendo perfeitamente porque a Amy Winehouse canta a plenos pulmoes "I say no, no, no" quando o pai pergunta se ela quer ir pra reabilitacao. A abstinencia é dolorida. Muito dolorida!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Recuerdos: No dia que a terra ficaria escura e eu tinha um kit sobrevivencia

Com toda essa história de fim de mundo, previsoes do calendário Maia, terremotos, maremotos, tsunamis e afins lembrei que já vi esse filme. Nos últimos dias, tenho observado, sempre tem alguém por perto falando sobre o fim dos tempos, sendo religioso ou nao! Deve ser por causa dos noticiários da TV e a tragédia que varreu cidades do Japao na semana passada.
Hoje lembrei de que em 2000 uma amiga, dessas que embarcam na onda de paz e amor, de altas vibracoes energéticas e na espiritualidade descontrolada, me fez andar por quase cinco meses com um "kit emergencia no carro" pra cima e pra baixo. Era a virada do século e do milenio, o que mexeu com o imaginário popular.
De acordo com os mensageiros espirituais que apareceram na Chapada (dos Guimaraes - MT), o mundo iria sofrer com dias de escuridao e contaminacao nuclear, o que agora, vendo tudo o que está acontecendo no Japao, parece que a mensagem chegou muito adiantada.
Enfim, ela me convenceu a fazer um kit emergencia com papel higienico, biscoitos, agua, fita adesiva, sacos de lixo preto, roupas de baixo, remédios diversos e mais umas coisinhas de higiene pessoal. A fita adesiva e os sacos de lixo seriam para isolar o lugar onde eu estivesse quando a escuridao se abatesse sobre o planeta. Isso aconteceria por causa de vazamentos nucleares.
Atualmente essa "viagem na maionese" nao parece tao absurda assim, sabendo que se os reatores nucleares do Japao explodirem a populacao terráquea pode ser toda afetada.
Acredito, como espírita, que o Planeta Terra está passando por profundas transformacoes e esses desencarnes em massa já estavam planejados há muito tempo. Tudo tem uma explicacao e nada acontece por acaso!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Chiropatia: Minha esperanca de dias melhores e noites de sono tranquilo

Hoje fui aa minha terceira sessao de Chiropatia. Minha condicao é cronica e, consequentemente, severa, mas felizmente, reversível. Vou precisar de tratamento intensivo por tres semanas e reavalicao após esse período. Sofro com dores na coluna desde sempre, tendo comecado talvez na adolescencia. Má postura foi a principal causa. Tenho dores 24 horas por dia, todos os dias, mas nos últimos tempos tudo tem piorado, ou eu nao sou mais tao forte pra aguentar a dor. Por mais de 15 anos fui levando, tomando um remédio contra dor aqui, um relaxante muscular ali e assim os anos foram passando.
Minha coluna está afetada em quatro partes mas é no pescoco que meus problemas se agravam. Minha cabeca dói o tempo todo. Sem contar que nao consigo respirar direito porque "minhas costelas estao comprimidas". De 15 exames na primeira avaliacao, passei em quatro. Meu lado direito está comprometido e estou ficando torta. De acordo com a chiropractor (eu, sinceramente nao sei o nome desse profissional em portugues), a maioria das pessoas "entortam" para o lado esquerdo. Eu sabia que andava na contramao!!! rsrs
Mudancas - Em 2010 eu vi meu corpo se transformar completamente! Pensei que tinha engordado, mas nao! Continuo com o mesmo peso. O que mudou foi o meu corpo. A estrutura dele. Perdi muito da minha habilidade de ser "rápida". Meus reflexos nao sao mais os mesmos.
Converso com minhas amigas da mesma faixa etária e elas me dizem que ainda nao percebem tantas mudancas, mas as mais velhas sim, dizem que a tendencia agora é só piorar.
Grande consolo! Brilhante notícia! Acho que por isso comecei a perceber e a nao tolerar as dores que me acompanham pela vida inteira! A chiropractor disse que em todos os anos que trabalha com a Chiropatia, viu poucas pessoas com um corpo tao cansado, duro e dolorido como o meu! Eu já esperava esse tipo de comentário, afinal, sou eu que sinto as dores!
Enfim, espero me livrar desse incomodo de uma vez por todas. Estou me esforcanco. Estou cortando o café e os refrigerantes aa base de coca, porque cafeína afeta o sistema nervoso; tenho bebido mais água que o normal, para drenar as toxinas do corpo e tenho caminhado 20, ao invés dos recomendados 10 minutos após cada sessao. Agora entendo porque certas pessoas passam a vida buscando a fórmula da eterna juventude !!!!

Chiropatia - A Chiropatia é uma ciência capaz de sanar dores e curar doenças sem o auxílio de medicamentos ou cirurgia, através da manipulação da coluna vertebral com as mãos. O tratamento estimula as vértebras e articulações e o trabalho do sistema neurológico desobstruído, proporcionando bem-estar ao corpo e a mente do paciente.
Hoje a Chiropatia é o terceiro tratamento mais realizado em todo o mundo e, chama cada vez mais atenção aqui no Brasil. Isso porque a Chiropatia é uma opção de tratamento para pessoas de todas as idades e com os mais diversos problemas.
De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, os problemas na coluna atingem 80% da população mundial. Entre os principais problemas estão doenças como a hérnia de disco, bico-de-papagaio e artrose – comum nos mais idosos –; ou como a lordose e escoliose, desvios posturais que costumam se manifestar na adolescência. O tratamento chiropático, nestes casos, possibilita que o corpo volte a trabalhar de forma harmônica e devolve ao paciente a qualidade de vida comprometida. (Instituto Brasileiro de Coluna - Unidade Guarapuava-PR).

terça-feira, 15 de março de 2011

Vinho frances em extincao?



Uma má notícia para os apreciadores de vinho frances essa semana. As temperaturas elevadas e a estiagem foram as responsáveis pelo rápido amadurecimento das uvas Cabernet Sauvignon. Como resultado, as uvas deste ano apresentam sabor fraco e nao farao uma boa safra do vinho tinto mais famoso da Franca.
Produtores da regiao de Bordeaux temem que até 2050, o clima nao será mais propício para vinicultura. Por isso mesmo e antecipando-se aas mudancas climáticas, vários produtores já estao trocando a variedade das uvas por uma mais resistente aas temperaturas elevadas.
"O cenário mais pessimista diz que o clima nao será apropriado para os vinhos Cabernet e Merlot até a metade deste século", diz o expert em vinhos do Instituto Nacional da Agricultura de Paris.

Uma uva - A uva Cabernet Sauvignon, originária de Bordeaux, na França, é considerada a rainha das variedades tintas. A esta casta, se deve um vinho tinto escuro, encorpado, com aroma persistente e agradável. Após um tempo de guarda, o vinho apresenta uma coloração bordô-rubi muito brilhante. Na boca, o paladar é marcante, intenso. O aroma, bastante característico, é percebido ao longo de seu processo de amadurecimento.
Essa casta, de gosto particular e elevada resistência, foi introduzida no Brasil em 1921, mas somente depois de 1980 houve incremento de seu plantio na Serra Gaúcha e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Atualmente, é uma das cultivares de Vitis vinifera com maior demanda para a implantação de novos vinhedos. A Cabernet Sauvignon destina-se à elaboração de vinho tinto de guarda, o qual requer amadurecimento e envelhecimento, ou para ser consumido jovem.

sábado, 12 de março de 2011

Faxina nos guarda-roupas

Hoje meu dia foi super produtivo! Há algum tempo pensava em me livrar de muitas coisas que estavam "entupindo" nosso espaco. Mesmo com o sol brilhando lá fora, Majeed e eu decidimos ficar em casa e fazer uma faxina geral nos guarda-roupas e nas gavetas de calcados. Foi um sucesso!
Cinco sacos de lixo enooormes de roupas e calcados estao fora do nosso quarto. Tudo será doado. A maioria sao roupas que nao cabem mais e que me deixavam depressiva pensando em como eu era e em quanto peso agora. Nem tanto assim, mas é bom exagerar pra parecer menos! rsrsrs Sao 65 quilos de gostosura mas se comparados aos 54 que tinha há uns quatro anos, é muito. E mais essa né. Roupas de anos e anos atrás que teimava em guardar.
Já tinha feito uma faxina e tirado muitas roupas para doacao, há algumas semanas, mas sempre encontro mais. Agora o próximo passo será me livrar das bolsas, algumas com mais de cinco anos, mas ainda em perfeitas condicoes de uso. Mesmo assim, quero renovacao! Semana que vem tem mais!!!!

domingo, 6 de março de 2011

O maior diamante amarelo do mundo

O maior diamante amarelo do mundo está em exibicao no Museu da História Natural de Londres. A pedra é lapidada em forma de pera, tem uns sete centímetros e 110 carats. Por causa dos carats ela é tao rara. Sao pouquíssimos os diamantes com mais de 100 carats no mundo. Claro que o valor nao é publicado!
Fui ver a pedra rara no sábado em companhia da minha queridíssima amiga Khatuna.
Ela, como todo evolucionista, se sente em casa no museu da História Natural e a gente sempre acaba aprendendo muito. Há algum tempo nao nos viámos e como ela recebeu um convite de uma universidade da Escócia para estudar, está quase de mudanca. Antes de uma de nós deixar Londres (pq eu também estou de partida) resolvemos nos ver no sábado.

Adoro a Khatuna! Nos conhecemos na escola de ingles, em 2004, e desde entao viramos amigas. Ela é da Geórgia, país vizinho aa Rússia e Armenia. A Rússia invadiu a Geórgia em 2009 e a família dela perdeu a fazenda e ela, uma casa, simplesmente porque nao aceitaram abdicar da nacionalidade georgiana para se tornarem russos. Os russos ainda controlam 25% do território invadido e isso quer dizer que Khatuna nao pode nem visitar os parentes porque corre o risco de ser presa pelos russos. Pode um negócio desses?
O Brasil é um mar de corrupcao, pouca vergonha e sacanagem, sem falar da burocracia, mas tem muitos outros em pior situacao. Pelo menos os brasileiros nao fazem guerra (no sentido literal da palavra); fazem amor!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Tempo

E quando olhei no espelho
Eu vi meu rosto e já não reconheci
E então vi minha história
Tão clara em cada marca que tava ali.

Se o tempo hoje vai depressa
Não tá em minhas mãos
Cada minuto me interessa
Me resolvendo ou não.

Como a vida deixa marcas. Como o tempo passa. Cada vez mais rápido. Cada vez mais intenso. Quanta coisa acontece num ano, num mes, num dia, num minuto!

 

 

 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Tradicional café da manha ingles

Full English Breakfast ou
Café da manha ingles
Bacon, linguica, tomates e cogumelos assados, ovos mexidos, feijao ao molho de tomate, hash brown (uma espécie de bolinho de batata frito) e torradas. Tudo isso sempre acompanhado por um delicioso café com leite ou, para os mais tradicionais, chá preto ingles com leite. Hummmm, muito bom!
Além de contribuir para que a Inglaterra seja o país mais gordo da Europa, esse delicioso e poderoso café da manha cura qualquer ressaca, por mais homérica que seja.
Adoroooo!